Supremo Tribunal entrega edifício do Palco Oriental à Igreja

Um comunicado datado de 13 de Março da Associação Cultural Palco Oriental, informa-nos que o Supremo Tribunal de Justiça decidiu atribuir o edifício onde está sedeada essa Associação à Igreja de S. Bartolomeu do Beato.

Como temos vindo a denunciar, decorria nos tribunais desde 16 de Abril de 2001 um processo judicial movido contra o Palco Oriental, uma entidade artística sem fins lucrativos que há décadas tem vindo a dar um importante contributo cultural às populações da Zona Oriental de Lisboa.

O Tribunal de 1ª Instância tinha dado razão ao Palco Oriental, atribuindo-lhe o edifício, mas uma sentença da Relação tinha indicado que o processo não estava ganho e o Supremo Tribunal vem agora entregar de mão beijada o edifício à Igreja.

Aquele espaço, situado na zona do Beato, em Lisboa, tem vindo a acolher centenas de artistas das mais variadas formas de expressão: teatro, música, dança, artes plásticas, audiovisual. Ao longo de várias dezenas de anos, os seus ocupantes têm-se dedicado militantemente e investido humana e materialmente no edifício. Em particular, foram custeadas obras no valor de largas dezenas de milhares de euros.

Com esta decisão, a Igreja recebe um edifício onde nunca esteve nem nunca aplicou um cêntimo. Recorde-se que o edifício foi doado à Igreja em 1999 pela chamada Associação de Serviço Social, uma associação fantasma que abandonou as instalações logo após o 25 de Abril de 1974 e à qual não se conhece qualquer actividade essa data.

O Palco Oriental não baixou os braços perante mais esta injustiça, preparando-se para resistir. Para já, foi lançada uma Petição pela Sobrevivência do Palco Oriental, pedindo que as instalações continuem ao serviço cultural e artístico da Zona Oriental de Lisboa e que o seu património seja transferido para a Associação Cultural Palco Oriental. A petição pode ser assinada online em www.petitiononline.com/palcoori/petition.html.

22 de Março de 2007

O Palco Oriental pode ser contactado em:

Palco Oriental
Calçada do Duque de Lafões, 78
1950-102 Lisboa
Tel: + 210 191 957/ 91 944 38 01
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
palcooriental.planetaclix.pt/cenas.html

Anteriores notícias sobre este processo: