Do sítio do Revolution/Revolución, voz do Partido Comunista Revolucionário, EUA (em inglês a 18 de agosto de 2025).

Imagens da manifestação de 16 de agosto até à Casa Branca: Trump tem de se ir embora JÁ — Para fora de Washington DC e do poder

Artigo republicado do sítio da organização Recusar o Fascismo, RefuseFascism.org [seguir esta ligação para ver mais imagens].

Um pano da Recusar o Fascismo lidera a manifestação em Washington DC
Um pano da Recusar o Fascismo lidera a manifestação em Washington DC, 16 de agosto 2025 (Foto: AP)

O regime fascista de Trump tornou federal a polícia de Washington DC, mobilizou a Guarda Nacional e também o FBI para patrulharem as ruas de Washington DC, e ameaçou uma maior força militar para controlar e intimidar Washington DC, ao mesmo tempo que o ICE [a agência de imigração e fronteiras] continua a espalhar um terror do tipo Gestapo contra os imigrantes. Eles têm perseguido jovens negros e arrasado acampamentos de pessoas sem-abrigo. Perante isto, a corajosa população de Washington DC manifestou-se durante toda a semana.

Depois, no sábado 16 de agosto, um número de manifestantes estimado em 2 mil marcou o fim da primeira semana da tomada de Washington DC pelo fascista Trump com uma desafiadora manifestação do Dupont Circle até à Casa Branca e à volta dela, usando apitos e gritando “Trump tem de se ir embora JÁ”, “Liberdade para Washington DC“, “Tropas na esquina, forças federais nos edifícios, a ocupação fascista tem de acabar” e “As tropas têm de se ir embora”.

Entre os principais oradores estiveram o Reverendo Graylan Scott Hagler, conselheiro sénior da Irmandade para a Reconciliação; Sam Goldman, do Conselho Nacional Dirigente da organização Recusar o Fascismo; Ralph, um veterano militar de 20 anos; Jolly Good Ginger, um influenciador das redes sociais com 944 mil seguidores; Tony G, organizador local e ativista dos direitos dos imigrantes; Carl Dix, revolucionário de longa data do CORPO REVCOM para a Emancipação da Humanidade e Corey Teague do Centro Nacional de Ação. A banda de rock Waking Stones, de Washington DC, tocou música durante a manifestação.

Os milhares de pessoas que hoje tomaram as ruas de Washington DC contra a ocupação fascista da capital dos EUA devem tornar-se a vanguarda de um movimento que se recusa a colaborar com o Regime Fascista de Trump — crescendo em força para que o 5 de novembro de 2025 seja o início do DERRUBE DO REGIME DE TRUMP com dezenas de milhares de pessoas a inundarem Washington DC, crescendo até aos milhões de pessoas — num contínuo protesto não-violento —, não parando até que Trump e o ilegítimo regime fascista dele sejam afastados do poder.

Não à ocupação militar das nossas cidades!
Tirem as mãos dos nossos jovens!
Não à limpeza nazi dos “sem-abrigo”!
Trump tem de se ir embora — JÁ!

Eis alguns destaques iniciais e uma cobertura do comício no Dupont Circle e da manifestação. Segue com atenção a RefuseFascism.org para mais notícias.

Manifestantes da Recusar o Fascismo em Washington DC
Manifestantes da Recusar o Fascismo em Washington DC, 16 de agosto de 2025 (Foto: AP)
Um pano da Recusar o Fascismo lidera a manifestação até à Casa Branca
Um pano da Recusar o Fascismo lidera a manifestação até à Casa Branca, 16 de agosto de 2025 (Crédito: RefuseFascism.org)
Manifestantes da Recusar o Fascismo em frente à Casa Branca
Manifestantes da Recusar o Fascismo em frente à Casa Branca, 16 de agosto de 2025 (Foto: AP)
Manifestantes da Recusar o Fascismo enfrentam a polícia e a Guarda Nacional
Manifestantes da Recusar o Fascismo enfrentam a polícia e a Guarda Nacional, 16 de agosto de 2025 (Crédito: RefuseFascism.org)

Vê o seguinte vídeo do importante discurso de Sam Goldman, do Comité Editorial da Recusar o Fascismo:

Principais Tópicos