Do sítio do Revolution/Revolución, voz do Partido Comunista Revolucionário, EUA (em inglês, atualizado a 10 de junho de 2025, e em castelhano a 11 de junho de 2025).

Está a acontecer nos EUA... e está a acontecer agora...

E tu, o que vais fazer??

O regime fascista de Trump tem de se ir embora !!!

Isso não pode acontecer aqui” — segundo a falsa noção de que os EUA, devido ao seu caráter supostamente “excecional”, nunca irão sucumbir ao fascismo. Na verdade, não há nada de excecional em relação aos EUA. E, na semana passada, o impulso em direção ao fascismo acelerou-se a uma velocidade vertiginosa.

O fascismo significa triturar o Estado de direito, suprimir violentamente a dissidência e demonizar grupos inteiros de pessoas. O fascismo significa que um setor da classe dominante esmaga os seus rivais como parte da violenta repressão de toda a sociedade. Em suma, o fascismo significa um regime que governa através da força bruta sem se importar com os direitos. Então, vejamos o que está a acontecer.

Agentes da polícia detêm um homem durante um protesto em Paramount, Califórnia, 7 de junho 2025
Agentes da polícia detêm um homem durante um protesto em Paramount, Califórnia, 7 de junho 2025 (Foto: AP)

Durante toda a semana, em cidades por todos os EUA, agentes federais armados do ICE [os serviços de emigração e fronteiras], com pleno equipamento de combate e usando máscaras, invadiram restaurantes, e patrulharam parques de estacionamento ou bairros tranquilos para prenderem imigrantes lavadores de pratos, jornaleiros e país de família, aos milhares por dia. Em Los Angeles, na sexta-feira, 6 de junho, prenderam, brutalizaram e enviaram para o hospital David Huerta. Huerta é o presidente de um sindicato com 700 mil membros, o SEIU, que estava a tentar ver o que se estava a passar com os trabalhadores. Quando a proeminente congressista Maxine Waters foi visitá-lo num centro de detenção federal no domingo, fecharam-lhe a porta na cara. (Ver também no revcom.us: “O confronto em Los Angeles: Ataques fascistas contra os imigrantes, as pessoas resistem” [inglês/castelhano].)

Los Angeles, 8 de junho de 2025
Los Angeles, 8 de junho de 2025 (Foto: AP)

Em Los Angeles, quando as pessoas saíram às ruas em protesto contra estes ultrajes, o regime fascista de Trump respondeu com uma repressão total. Neste momento, estão mobilizados 4 mil elementos da Guarda Nacional e 700 fuzileiros da Marinha para esmagar estes protestos, apesar da oposição e protesto do governador da Califórnia, Gavin Newsom. Supostamente, um presidente só deve passar por cima do governador se os cidadãos correrem um grave perigo. Não acontecia desde 1965, quando o então presidente Lyndon Johnson teve de enviar a Guarda Nacional para impedir que os manifestantes pacíficos pelos direitos civis fossem brutalmente atacados por agentes sulistas.

Isto representa um grande salto no nível de intimidação, ameaças e violência flagrantes, um salto para o fascismo. Seria uma insensatez não levar isto muito a sério.

ISTO É UMA EMERGÊNCIA TOTAL! SE TE PREOCUPAS COM O DIREITO A PROTESTAR, TENS DE AGIR JÁ!

O fascismo está a acontecer nos EUA... e está a acontecer AGORA.

A repressão em Los Angeles faz parte de uma investida mais vasta a nível nacional.

Ridicularizam, ameaçam e até detêm dirigentes do partido opositor por estes exprimirem as suas diferenças ou cumprirem os seus deveres. Os juízes são insultados como lunáticos, fisicamente ameaçados e até submetidos a falsas detenções e julgamentos por exercerem os seus deveres legais de formas que desagradam ou desafiam o regime fascista. Componentes básicos da Constituição, a 14ª Emenda e a “cidadania por nascimento”, são desafiadas e impugnadas, com a real possibilidade de esta emenda ser anulada antes do fim do mês pelos juízes fascistas nomeados pela mão de Trump para o Supremo Tribunal.

A lista poderia continuar: os ataques aos direitos e à dignidade humana das pessoas trans, a coerção das empresas de advogados, os ataques e o silenciamento da imprensa... tudo isto é real e horrendo e está a piorar.

O fascismo passa a outro nível. E a nossa resistência deve fazer o mesmo. Já.

Protesto em Los Angeles na CNN, 7 de junho de 2025
Protesto em Los Angeles na CNN, 7 de junho de 2025

Tem havido e continua a haver resistência. As pessoas ergueram-se em defesa daqueles que estão a ser atacados e têm enfrentado agressões e detenções ao fazê-lo — e isso aumentou radicalmente durante a última semana. As pessoas levantaram as suas vozes e arriscaram as suas “plataformas” — para tomarem posições justas. As pessoas saíram dos seus “caminhos” para darem a cara por aqueles que estão a ser demonizados. As pessoas saíram às ruas, por vezes às dezenas, outras vezes às dezenas de milhares ou mais, para exprimirem a sua indignação e raiva, para dizerem NÃO a este fascismo.

Mas face aos acontecimentos da semana passada e do último fim de semana, temos de ser francos: Isto não é suficiente! É necessário mais, muito mais, já, por parte de cada pessoa decente neste país. E é necessária uma maior clareza em relação ao propósito: o de que devemos criar uma crise política através de protestos não-violentos, que cresçam até aos milhões de pessoas, e tão massivos e tão generalizados que Trump seja expulso do poder.

Os próximos dias e semanas são cruciais.

Neste momento, o regime fascista de Trump está a preparar um desfile militar sem precedentes em Washington, DC, no sábado, 14 de junho. Isto vindo de um presidente que fala sobre os “seus” generais, um presidente que manifestou abertamente o desejo de atingir a tiro os manifestantes nos joelhos, um presidente que limpou as altas fileiras militares de negros, mulheres e qualquer pessoa que tenha erguido a voz contra o racismo.

Além disso, neste momento, há um perigo muito real de que Trump se esteja a preparar para declarar a Califórnia como estando em “estado de insurreição”, o que lhe permitiria usar diretamente o exército para “manter a ordem” aí.

Mais uma vez, o que isto requer de nós?

ATUA: Esta semana: onde quer que estejas, sai em defesa daqueles cujas vidas e direitos estão sob ataque. Leva os teus amigos e familiares que pensam como tu. E se não conheces ninguém assim, não te preocupes, vais encontrar amigos. Exprime a exigência: O REGIME FASCISTA DE TRUMP TEM DE SE IR EMBORA JÁ!

Depois, no sábado, 14 de junho, sai às ruas. Se puderes ir a Washington DC para te juntares à organização Recusar o Fascismo para protestar contra o desfile militar fascista de Trump, fá-lo. Tem de haver uma voz forte e sã no local para combater a demência lunática do que está a ser planeado pelos trumpistas. Com decência, humanidade, unidade, não-violência, mas também com muita determinação e coragem, deve haver um polo ousado que assinale o perigo deste horrendo regime anti-humano, e a necessidade de o derrotar, declarando: TRUMP TEM DE SE IR EMBORA, JÁ! Deve haver um polo em torno do qual as pessoas mais decentes possam ficar inspiradas e ser organizadas para o próximo verão.

Se não puderes ir a Washington DC, então age onde estás. Mesmo que seja só uma pessoa, leva um cartaz que diga: TRUMP TEM DE SE IR EMBORA, JÁ! e soa o alarme — e mais se te juntarão.

ORGANIZA-TE: Junta-te a um capítulo da Recusar o Fascismo ou inicia um. Junta-te a pessoas com muitas diferentes perspetivas políticas e origens sociais, superando os esquemas de “dividir para reinar” e unindo as pessoas em torno da única exigência unificadora: O REGIME FASCISTA DE TRUMP TEM DE SE IR EMBORA, JÁ! Trabalha com outras pessoas para desenvolver um movimento para realmente derrotar este regime e forçá-lo a ir-se embora, trabalhando e discutindo sobre como fazê-lo, ao mesmo tempo que se juntam em ações comuns.

INFORMA-TE: Investiga as raízes no terreno deste país que deram origem a este fascismo... e debate a abordagem necessária para o derrotar... e eleva as tuas perspetivas para uma forma totalmente diferente como o mundo poderia ser, muito para lá da loucura e desesperança de hoje, estudando a obra de Bob Avakian, o líder revolucionário e arquiteto do novo comunismo. Começa desde já por ler “O fascismo de Trump e do MAGA: O que estamos realmente a enfrentar, por quê, e o que é necessário fazer para o derrotar antes que seja demasiado tarde” [inglês/castelhano] e as mensagens atualizadas dele nas redes sociais em @BobAvakianOfficial. E se, depois de entrares nisto, pensares que todo o sistema está putrefacto e é ilegítimo, podes juntar-te ao CORPO REVCOM para a Emancipação da Humanidade [inglês/castelhano].

Em suma: age este verão, desde já, como se o futuro dependesse disso... porque de facto depende.

EM NOME DA HUMANIDADE, RECUSAMO-NOS A ACEITAR UNS ESTADOS UNIDOS FASCISTAS!

O REGIME FASCISTA DE TRUMP TEM DE SE IR EMBORA, JÁ!

Revcom.us

Principais Tópicos