Do sítio do Revolution/Revolución, voz do Partido Comunista Revolucionário, EUA:
- revcom.us/en/call-conscience-call-actnoin-name-humanitywe-refuse-accept-fascist-americawe-demand-trump-fascist (a 10 de março de 2025, em inglês)
- revcom.us/es/un-llamamiento-la-conciencia-un-llamamiento-la-accionnoen-nombre-de-la-humanidadnos-negamos-aceptar (a 12 de março de 2025, em castelhano)
Nota da redação do revcom.us: A 7 de março de 2025, a organização Recusar o Fascismo (RefuseFascism.org) publicou no seu sítio UM APELO À CONSCIÊNCIA... UM APELO À AÇÃO [inglês/castelhano]. A Recusar o Fascismo convida todas as pessoas a distribuírem, discutirem e assinarem este apelo. Ele pode ser assinado online em RefuseFascism.org.
Republicado da Recusar o Fascismo (RefuseFascism.org)
UM APELO À CONSCIÊNCIA... UM APELO À AÇÃO:
NÃO!
Em nome da humanidade,
recusamo-nos a aceitar uns Estados Unidos fascistas
Exigimos: O regime fascista de Trump tem de se ir embora!
AGORA É O MOMENTO EM QUE NOS DEVEMOS LEVANTAR E AGIR PARA IMPEDIR A CONSOLIDAÇÃO DO FASCISMO DE TRUMP E DO MAGA. Pelas vidas das pessoas nos EUA e em todo o mundo, devemos recusar as ordens ilegais e desumanas... devemos encher as ruas e as praças das cidades em números cada vez maiores, não parando até nos tornarmos milhões, não cedendo até que este regime deixe de conseguir implementar o seu programa.
Um regime fascista chegou ao poder sob a forma grotesca de Donald Trump e do seu desapiedado conglomerado de estrategas e tropas de choque que saúdam os nazis. Eles aprenderam e endureceram-se ao longo dos últimos oito anos e estão num caminho acelerado para refazerem o país à sua imagem.
O relógio avança para a meia-noite. Cada minuto que passa traz novos impactos e abalos. Cada segundo desfaz vidas.
É intolerável e perigoso agir como se o fascismo não pudesse acontecer nos EUA. É inaceitável a conciliação ou a acomodação em nome de proteger alguns, quando a cada dia que passa estão a ser rapidamente impostos os mecanismos do fascismo, consolidando assim um futuro que nos coloca a todos em risco.
Que Trump tenha chegado ao poder através de uma eleição não é desculpa. Nenhuma eleição, justa ou fraudulenta, legitima o fascismo.
“Fascismo” não é uma palavra proibida. Quando plenamente imposto, é uma forma radicalmente opressiva e repressiva de governo sobre as pessoas dos EUA, com um devastador impacto sobre os povos do mundo. O Estado de Direito é esmagado. Os direitos civis e democráticos são eliminados. A dissidência é penalizada peça a peça. A verdade é espancada. Grupo após grupo são demonizados e perseguidos ao longo de uma trajetória que leva à catástrofe.
As instituições governamentais são purgadas e preenchidas com pessoas leais ao MAGA. Grupos vigilantes violentos foram agora perdoados. Dos salões do poder às ruas, os soldados rasos do fascismo são preparados e atiçados para imporem o programa do regime de Trump. NÃO! Recusamo-nos a aceitar uns Estados Unidos fascistas!
Este é um regime fascista que luta para tornar os EUA ainda mais impiedosamente governados pela supremacia branca, em que a diversidade é o inimigo, o racismo é abertamente a lei e a limpeza étnica é concretizada e celebrada. NÃO! Recusamo-nos a viver numa sociedade em que é ridicularizada, vilipendiada e até proibida a luta pela igualdade de todas as pessoas, independentemente da sua raça, género, sexo, nacionalidade ou estatuto migratório.
Um regime fascista que luta para tornar os EUA num país governado por um virulento sistema patriarcal machista, em que as mulheres são incubadoras, as pessoas LGBTQ são forçadas a regressar ao armário e as pessoas transexuais são apagadas com alvos nas costas. NÃO! Recusamo-nos a viver num país onde metade da humanidade é tratada como menos do que humana.
Um regime fascista que luta para fazer com que os EUA sejam governados pela xenofobia de “os EUA em primeiro lugar”, em que o ódio aos “estrangeiros” significa aterrorizar bairros e povos inteiros, empurrando milhões de imigrantes para as sombras e campos de concentração em alto mar e para a morte através da deportação. NÃO! Respeitamos a dignidade e a humanidade de todas as pessoas, independentemente de onde nasceram.
Trump ameaça conquistar países mais fracos e aplica uma política externa que aumenta o perigo de uma guerra nuclear. Nunca nos esqueçamos que Trump disse: “Se temos armas nucleares, por que não podemos usá-las?!” NÃO, NÃO E NÃO! Não iremos permitir que este regime fascista gângster destrua a humanidade.
Tudo isto, enquanto um núcleo dirigente do regime impulsiona uma supremacia teocrática cristã, em que a Bíblia é interpretada literalmente e não há separação entre a igreja e o estado e as vidas privadas das pessoas. NÃO! Sabemos que o direito a crer ou não crer é essencial para um povo diversificado e pensante.
Isto é um regime de demência anticientífica, que acelera a devastação climática e alimenta mais epidemias e pandemias. NÃO! E novamente NÃO! Lutaremos com tudo o que tivermos ao nosso dispor para impedir a destruição do planeta e da vida nele.
NÃO ACEITAMOS O FUTURO QUE ELES QUEREM!
Chegou o momento para cada um de nós se interrogar: Se não agirmos para parar isto, em que tipo de pessoas nos iremos tornar?
Levantemo-nos e lutemos por um futuro em que nenhum ser humano seja escravizado, subjugado ou considerado “ilegal”, um futuro em que o planeta se possa sarar e as pessoas possam ser guardiões da terra...
Não pode haver conciliação nem colaboração entre o mundo que queremos e o país que eles querem. Não temos nenhuma causa comum com o fascismo do MAGA.
Há uma maneira de derrotar isto. Nós, abaixo-assinados, apelamos às pessoas decentes que não querem viver nuns Estados Unidos fascistas — que são mais de metade do país — para que se ergam corajosamente como um só.
Aqueles que dedicaram as vidas deles ao serviço de ensinar as crianças, de curar os doentes, de fazer investigação que salva vidas: que se recusem a cumprir os decretos fascistas, com o apoio de todas as pessoas que amam a justiça.
Os estudantes e jovens cujo futuro está por um fio: que tornem as escolas e universidades em centros de resistência e encham as ruas.
As mulheres e pessoas LGBTQ que estão furiosas por serem escravizadas e apagadas: que manifestem o seu desafio e raiva na praça pública.
As pessoas de cor e todos os que estão fartos da supremacia branca: que se recusem a retroceder, trazendo a experiência e fúria de séculos de resistência para esta luta.
Os artistas, escritores, clérigos e estudiosos das leis: que falem a muitas vozes para dizerem NÃO! E que tragam as vozes deles para a luta.
Com o seguinte: Que milhões de pessoas nas ruas não permitam que tudo continue como sempre, quando o problema é que o regime fascista está a cimentar pelas nossas gargantas abaixo a mais vil e degradante moralidade. QUE MUITAS VOZES E CORPOS EXIJAM: O REGIME FASCISTA DE TRUMP TEM DE SE IR EMBORA! Assim, podemos e devemos criar uma crise política em que o regime de Trump não consiga governar e implementar o seu programa fascista, e nem sequer manter o seu controlo do poder.
Esperar pelas próximas eleições será tarde demais. Não podemos contar com a liderança do Partido Democrata que se baseia de uma forma complacente nas normas e processos que o regime Trump tritura minuto a minuto.
NÃO! Temos de nos organizar e lutar como nunca antes. Não devemos permitir que nos dividam e conquistem. Devemos unir todos os que podem ser unidos de muitos diferentes pontos de vista e perspetivas, para fomentar e definir um espírito coletivo de coragem e fúria justa e uma vontade de fazer os sacrifícios necessários, para o bem maior de derrotar este fascismo. Nós, milhões de pessoas, somos uma força suficientemente poderosa para derrotar o fascismo de Trump e do MAGA.
Que não se possa dizer que quando ainda havia uma hipótese de parar uma ameaça sem precedentes ao futuro da humanidade, não estivemos à altura das circunstâncias para enfrentar o desafio dos nossos tempos. Não permitamos que o mundo que hoje nos observa se desespere com o nosso silêncio e a nossa incapacidade de agir. Em vez disso, deixemos que o mundo veja a nossa determinação e coragem e ouça a nossa justa exigência:
Em nome da humanidade, recusamo-nos a aceitar uns Estados Unidos fascistas.
O regime fascista de Trump tem de se ir embora!