Do sítio do Revolution/Revolución, voz do Partido Comunista Revolucionário, EUA (em inglês a 12 de setembro de 2025), republicado do sítio oficial de Bob Avakian no Substack.

BOB AVAKIAN
REVOLUÇÃO Nº 133:
Sim, este fascismo de Trump e do MAGA é realmente assim tão mau. E, se não for rapidamente afastado do poder, irá ficar muito pior.

Bob Avakian — REVOLUÇÃO — número 133.

Como assinalei em anteriores mensagens (números 130 [inglês/castelhano] e 131 [inglês/castelhano]), Trump está a enviar os militares para cidade atrás de cidade — e especialmente para cidades com grandes populações negras e mayors negros —, não para combater a criminalidade, mas como uma continuação e escalada do seu flagrante racismo e do seu regime fascista abertamente ditatorial na totalidade dos Estados Unidos.

Como parte disso, Trump proclama que irá dar um apoio mais vigoroso à brutalidade e aos assassinatos que a polícia regular e violentamente leva a cabo, especialmente contra os negros, bem como os latino-americanos e as populações nativas dos EUA. Ao mesmo tempo, Trump insiste em que a violência doméstica contra as mulheres não deve ser considerada realmente como um crime. Ele queixa-se: “Se um homem tem uma briga com a esposa, dizem que foi um crime!”

Há 30 anos, escrevi o seguinte texto, que continua a ter um significado crucial hoje:

Com toda a propaganda e publicidade sobre o crime — e até mesmo quando o crime violento nas ruas é um importante problema social nos EUA hoje — a verdade é que para as mulheres e as crianças, o lugar onde elas são mais propensas a serem sujeitas a crimes violentos e a brutalidade, o que inclui assassinatos, é na própria casa delas, através do “homem da casa”. As mulheres são mais propensas a serem estupradas pelos seus maridos e as crianças mais propensas a serem sexualmente abusadas e molestadas pelos pais, do que por estranhos. Só nos últimos anos, e em grande parte como resultado da agitação social dos anos 1960 e, em particular, por causa do movimento das mulheres que emergiu dessa agitação, é que muito se ficou a saber sobre esta horrenda “violência doméstica”. Antes disso, esse tema estava extremamente escondido na escuridão, atrás das portas fechadas da “casa”, protegido pela “santidade” da “família tradicional”. (Do meu livro Preaching From a Pulpit of Bones: We Need Morality, But Not Traditional Morality [Pregando de um púlpito de ossos, precisamos da moral, mas não da moral tradicional])

Inverter, de uma forma vingativa, as conquistas obtidas na luta contra a opressão das mulheres, incluindo o direito ao aborto; restaurando a “santidade” da “família tradicional” da supremacia masculina e de todos os grilhões da tradição que andam ao lado disso — e “justificar”, e mesmo “glorificar” tudo isso com um fanático fundamentalismo cristão —, isto constitui uma parte decisiva do fascismo que está a ser implementado pelo regime de Trump, juntamente com um racismo assassino e as outras atrocidades deste regime fascista. Alguns fascistas do MAGA declaram abertamente que as mulheres nem sequer devem ter direito a votar!

O Apelo à Ação, iniciado pela organização Recusar o Fascismo, e aberto a todas as pessoas, estabelece claramente a razão pela qual deve haver uma mobilização e convergência massiva e não violenta de milhões de pessoas em Washington DC, a começar no dia 5 de novembro, determinada a expulsar este regime fascista:

“O Regime Fascista de Trump tem vindo a triturar o estado de direito. Zomba do sistema legal. Faz desaparecer imigrantes e outras pessoas de pele mais escura em campos de concentração brutais. Ressuscitou agressivamente a supremacia branca genocida. Reverteu não só as conquistas dos anos 1960, como até as da Guerra Civil e da Reconstrução. Escraviza as mulheres através da brutalidade e da sufocação da maternidade forçada. Apaga as pessoas LGBT. Espezinha os direitos democráticos. Viola a lei internacional. Mobiliza ilegitimamente as forças armadas em solo dos EUA. Agride e ameaça políticos e juízes. Abre o caminho a um terror sem limites contra o povo. Acelera o colapso climático. Faz cortes na ciência e na saúde, o que poderá custar milhões de vidas. Mina o acervo de conhecimentos da humanidade. Destrói a verdade. Afoga a racionalidade. Subjuga as artes à crueldade e à conformidade do fascismo. Tem como alvo tudo o que é decente, moral e bom. Tudo isto ao sabor dos caprichos de um tirano lunático e vil.”

Sim, este fascismo é realmente “assim tão mau” — e, sim, só irá ficar muito pior, e rapidamente — a menos que este Apelo da Recusar o Fascismo seja ativamente assumido por um crescente número de pessoas e organizações, para se construir a mais massiva mobilização em Washington DC da história, de acordo com as suas profundamente históricas consequências.

Se se deixar que este regime fascista se mantenha no poder, tudo aquilo em que as pessoas decentes sentiam que podiam confiar ao procurarem justiça será brutalmente eliminado... todos os valores morais edificantes serão vilipendiados e reprimidos... todas as áreas da sociedade serão reformuladas, de maneiras terríveis, em conformidade com a supremacia masculina e anti-LGBT, a supremacia branca e a crueldade anti-imigrante e a loucura anticientífica, anti-saúde e destruidora do clima características do regime fascista de Trump e dos delírios sanguinários e da violência depravada dos fanáticos que lideram “o departamento de guerra”, estando o louco maníaco Trump com o dedo no botão nuclear.

Cada perspetiva, e cada esforço ativo, a favor de um mundo melhor e mais justo, de um futuro que valha a pena viver, serão violentamente reprimidos e efetivamente eliminados, pelo menos no futuro próximo.

Isto não é uma hipérbole — é a amarga realidade que está a ser aplicada a alta velocidade.

Mas eis outra realidade profunda: A mobilização em massa a que a Recusar o Fascismo está a apelar, aberta a todos, representa uma possibilidade real — a única possibilidade real — de verdadeiramente se expulsar este regime fascista e pôr fim aos intermináveis horrores que ele está determinado a perpetrar.

Na minha anterior mensagem (número 132 [inglês/castelhano]), falei sobre como esta mobilização em massa poderia ter uma verdadeira hipótese de sucesso — através da criação de um massivo “terremoto político vindo de baixo“, criando uma profunda crise política tal que a natureza completamente ilegítima do regime fascista de Trump se evidencie de uma forma mais acentuada, provocando e motivando grandes deslocamentos e realinhamentos em toda a sociedade, incluindo nas instituições dominantes, de tal forma que este regime não possa continuar a funcionar e não se consiga manter no poder.

Muitos indivíduos, organizações e grupos terão diferentes perspetivas sobre o que originou este fascismo, e sobre o que o deve substituir, e nós revcoms (comunistas revolucionários) iremos continuar a promover e a argumentar em defesa das nossas perspetivas em relação a isso, e a incentivar outros a promoverem de forma semelhante as suas próprias perspetivas. Mas isso deve ocorrer num contexto e numa atmosfera em que todos nos estamos a unir para superarmos todos os obstáculos — incluindo os esquemas de “dividir para reinar” vindos de todas as origens e sob todos os pretextos — unindo todos os que puderem ser unidos, milhões e milhões de pessoas, para se alcançar o objetivo verdadeiramente histórico de expulsar este regime fascista.

 

Principais Tópicos