Da edição online do jornal Revolution/Revolución, voz do Partido Comunista Revolucionário, EUA (a 6 de fevereiro de 2020 em inglês em revcom.us/a/633/the-senate-acquitted-donald-trump-en.html e a 9 de fevereiro em castelhano em revcom.us/a/633/el-senado-absolvio-a-donald-trump-es.html).

Foi publicado originalmente a 4 de fevereiro pela organização Recusar o Fascismo (refusefascism.org/2020/01/25/if-trump-is-acquitted-in-a-sham-trial-a-fascist-regime-will-barrel-ahead-with-disastrous-consequences-for-humanity-flood-dc-wednesday-january-29/, em inglês).

O senado norte-americano absolveu Donald Trump, esventrando o estado de direito e fazendo avançar o fascismo nos Estados Unidos

É necessário organizar as pessoas para afastar do poder o regime de Trump e Pence

(Foto: RefuseFascism.org)

A RefuseFascism.org é um movimento de pessoas vindas de diversas perspetivas, unidas no nosso reconhecimento de que o regime de Trump e Pence representa um perigo catastrófico para a humanidade e o planeta, e que é nossa responsabilidade afastá-lo do poder através de protestos não-violentos que cresçam todos os dias até que a nossa exigência seja satisfeita. Isto significa trabalhar e organizar com toda a nossa criatividade e determinação para mobilizar milhares, e por fim milhões, de pessoas para as ruas das cidades e vilas, para exigir:

Este pesadelo tem que acabar:
O regime de Trump e Pence tem que se ir embora!

A RefuseFascism.org dá as boas-vindas a indivíduos e organizações com muitos pontos de vista diferentes que partilhem a nossa determinação em nos recusarmos a aceitar uns Estados Unidos fascistas, para participarem e/ou serem nossos parceiros nesta grande causa.

Lê, partilha e endossa o Apelo à Ação da Recusar o Fascismo, aqui.

Lê mais sobre a Recusar o Fascismo, aqui.

A absolvição de Donald Trump no processo de destituição no senado norte-americano é um grande avanço em direção ao fascismo nos Estados Unidos. Sem testemunhas, sem documentos, este julgamento foi uma farsa que deu luz verde a Trump para fazer tudo o que quiser, desde que declare ser do “interesse público”.

Muitos senadores republicanos que votaram a favor da absolvição de Trump nem se deram ao trabalho de negar que ele era culpado, essencialmente declarando que a verdade é irrelevante e que a justiça não tem importância. Além disso, o aviso feito por Lamar Alexander de que o afastamento de Trump iria “estilhaçar o país”, juntamente com a convergência de 22 mil manifestantes armados no Capitólio do Estado da Virgínia no Dia de Martin Luther King a favor do “direito às armas” e os 100 mil manifestantes presentes numa marcha pelo fim do aborto que foi presidida pelo próprio Trump, levantam o espectro da base fascista de Trump, a qual está energizada e decidida a impor a sua visão do futuro, mesmo que através da ameaça de violência e de uma guerra civil.

Eles têm-nos dito desavergonhadamente que os canais normais, incluindo o processo de destituição, não podem imperar sobre um presidente e um regime que têm golpeado essas normas e emergido vitoriosos de todas as crises. Eles deram carta branca a Trump para roubar as próximas eleições. Sem uma terceira força, as pessoas nas ruas em protestos massivos, sustentados e não-violentos, um regime fascista irá abrir caminho para governar com ainda mais força bruta e terror.

Washington, DC, terça-feira, 4 de fevereiro de 2020
Washington, DC, terça-feira, 4 de fevereiro de 2020. (Foto: RefuseFascism.org)

O fascismo tem-se vindo a consolidar, mas deu um grande salto com esta farsa de julgamento. Nos últimos dias, a Lei de Interdição de Países Muçulmanos foi expandida para incluir mais seis países, assinalando que todo o programa fascista irá avançar com ainda mais vingança e sentimento de terem direito a isso. Campos de concentração na fronteira... aceleração da devastação ambiental... guerra, e mesmo uma ameaça de guerra nuclear... supremacia branca... turbas fascistas e assassinos racistas... o apagamento da verdade e da ciência... o direito ao aborto quase desaparecido... o estado de direito e os direitos democráticos e civis eliminados... Tudo isto e muito mais será acelerado e ainda mais sancionado por esta absolvição pelo Senado.

CADA DIA QUE O REGIME DE TRUMP E PENCE PERMANECE NO PODER É UMA AMEAÇA PARA O FUTURO DA HUMANIDADE E DO PLANETA.

Em todo o mundo, as pessoas têm-nos mostrado que os regimes odiados podem ser afastado do poder através de protestos sustentados e não-violentos. É hora de levarmos isto a sério e de organizarmos as pessoas para construir o tipo de luta decidida e a partir de baixo que se recuse a parar até que todo o regime fascista de Trump e Pence seja afastado do poder.