Recebemos o seguinte comunicado do ICFFMAJ (Comité Internacional de Familiares e Amigos de Mumia Abu-Jamal):

Notícias sobre a saúde de Mumia

A saúde na prisão é uma questão de direitos humanos

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para vos actualizar brevemente sobre a saúde de Mumia. A Pam Africa e uma delegação de activistas franceses dos Direitos humanos que tinham programado um encontro com Mumia já há algum tempo, visitaram a prisão de SCI Greene na segunda-feira e viram por si próprios a situação preocupante do tornozelo de Mumia que visivelmente ainda está muito inchado e escurecido. Embora o inchaço tenha diminuído um pouco, a sua situação ainda aparenta ser alarmante e a sua causa ainda é um mistério, sendo um exemplo das condições desumanas que os prisioneiros são forçados a suportar, com poucas possibilidades de procurar ajuda, e quando não têm o apoio de um movimento internacional.

Os médicos que foram consultados, mas que não se encontraram com Mumia, dizem que a situação pode ser qualquer coisa desde gota até um problema diabético, mas é impossível ter a certeza sem uma visita em pessoa, a qual ainda não foi aprovada pelos médicos da prisão. Os médicos consultados avisam que realmente possa ser um problema de circulação. Também temos ouvido relatos de tornozelos inchados e que provocam dores semelhantes noutros presos mantidos em condições desumanas de prisão solitária.

Uma vez mais, note-se que a situação de Mumia deve ser considerada muito séria e devemos tomar todas as medidas para assegurar que Mumia obtém uma atenção médica adequada. A resposta mundial aos nossos anteriores apelos à acção resultou numa avalanche de telefonemas e de faxes dirigidos à prisão e aos funcionários eleitos. O membro da Câmara de Representantes pelo Estado da Pensilvânia, Harold James, informou que recebera duzentos faxes num único dia.

Por favor, continue a telefonar e a enviar faxes para a prisão, exigindo que os seus médicos dêem a autorização que permita que Mumia seja visitado por um médico da sua escolha, e que ele possa receber alho cru. Por favor, continue também a enviar alho para a prisão como protesto simbólico.

Telefone da prisão de SCI Greene: +1-724-8522902

De dia, entre as 8:00 e as 17:00, peça para falar com o Superintendente Folino

De noite, entre as 17:00 e as 8:00, peça para falar com o Capitão Hall. Se já tiver saído, peça para falar com o Director de Turno (“Shift Director”).

Mumia Abu-Jamal
SCI Greene
169 Progress Drive
Waynesburg, PA 15370
EUA

Manter-vos-emos actualizados sobre o desenrolar dos acontecimentos.

ICFFMAJ, 10 de Setembro de 2003