Revolução e nada menos
Do Serviço Noticioso Um Mundo A Ganhar (SNUMAG) de 30 de maio de 2017,
aworldtowinns.co.uk
Bruxelas: “Trump não é bem-vindo!”
A chegada de Donald Trump a Bruxelas foi recebida por um animado protesto de cerca de 10 mil pessoas vindas de várias cidades da Bélgica, das vizinhas França e Alemanha e de outros países. Um vasto espectro de organizações políticas, ONGs, grupos estudantis e indivíduos manifestaram-se pelo centro da cidade atrás de uma grande faixa onde se lia: “Trump não é bem-vindo!”. Outras palavras de ordem protestavam contra a NATO e a cimeira a que ele tinha vindo assistir, o outro alvo principal dos dois dias de ação. Muitos cartazes criticavam o presidente norte-americano pelas declarações e políticas anti-imigrantes e islamofóbicas dele, e em particular contra a tentativa dele de usar os ataques fundamentalistas islâmicos para alegar que os imigrantes tinham transformado Bruxelas num “buraco do inferno”. Cartazes e cânticos jogaram com este tema: “Chamas-nos buraco do inferno, és um idiota”. As jovens estiveram particularmente proeminentes entre a multidão. Alguns dos manifestantes usavam os “chapéus de gatinha” [“pussy hats”] cor-de-rosa tornados famosos pela marcha das mulheres contra Trump em Washington e denunciaram a misoginia em palavras de ordem furiosas e criativas. A ameaça ao planeta foi outro grande foco de protesto. O presidente da câmara [prefeito] da cidade disse à comunicação social que tinha recusado “um pedido vindo do exterior” para proibir a manifestação.
Um contingente de apoiantes do novo comunismo de Bob Avakian vindos de vários países participou na manifestação e fez uma extensa distribuição de comunicados. A faixa em francês que se vê na foto acima dizia: “Varramos este sistema imperialista criminoso e assassino! Revolução, nada menos!” Membros e apoiantes da Organização de Mulheres 8 de Março (Irão-Afeganistão), alguns membros do contingente do novo comunismo e uma variedade de outras pessoas levavam faixas e cartazes com as palavras de ordem “Em nome da humanidade, recusamo-nos a aceitar uns Estados Unidos fascistas — Afastar o regime fascista de Trump e Pence!”
No dia seguinte, cerca de uma centena de pessoas foram detidas depois de terem bloqueado durante um breve período o acesso à nova sede da NATO. Mais três dúzias de pessoas foram presas por terem escalado os muros adjacentes para colocarem faixas anti-NATO. Alguns ativistas da Greenpeace subiram a uma grande grua de construção e penduraram à frente do hotel onde Trump tinha passado a noite uma faixa gigante onde se lia: “Resistam”. Todos eles ficaram retidos até Trump ter saído da cidade. Vários milhares de manifestantes também marcharam contra a reunião do G7 em Taormina, na ilha italiana da Sicília, onde terminou a viagem de Trump, apesar das táticas de intimidação policial que visavam impedir as pessoas de chegar à cidade situada no alto de uma montanha.
Detalhes
Categoria:
Notícias
Publicado em 31 maio 2017
Serviço Noticioso UMAG
EUA
Novo Comunismo
Alemanha
França
Contra Trump
Bélgica
Início
Documentos Fundamentais
Música
Ligações
Contacto
Principais Tópicos
Serviço Noticioso UMAG
959
EUA
438
Irão
174
Revolution/Revolución
140
Portugal
124
Iraque
115
Índia
112
Nepal
111
Palestina
110
Afeganistão
103
Grã-Bretanha
87
Libertação da mulher
77
Turquia
64
Alemanha
60
França
59
PCI(MLM)
54
Europa
51
Contra a guerra imperialista
51
Israel
50
PCUN(M)
47
Menu
Pesquisar