Comunicado do Colectivo Mumia Abu-Jamal (CMA-J). Uma versão em formato PDF para impressão está disponível aqui:

 

No aniversário do preso político que esteve quase 30 anos em isolamento nos Estados Unidos

Mobilização total em solidariedade com Mumia Abu-Jamal!

Hoje, 24 de Abril, é o aniversário de Mumia Abu-Jamal, um jornalista, autor e activista revolucionário negro norte-americano e ex-membro do Partido dos Panteras Negras. Mumia faz hoje 58 anos de idade, dos quais quase 30 passou em isolamento total no Corredor da Morte do estado norte-americano da Pensilvânia. Mumia foi falsamente acusado da morte de um polícia e, em 1982, foi condenado num tribunal que lhe negou os mais elementares direitos: impôs-lhe um advogado incompetente, ouviu depoimentos obtidos sob coacção e aceitou provas forjadas, incluindo uma “confissão” que só a polícia ouviu. Dessa farsa resultou a sua condenação à pena de morte e foi colocado de imediato nas instalações prisionais onde os condenados à morte esperam pela execução, colocados em isolamento total em celas minúsculas, permanentemente iluminadas, insonorizadas e com total ausência de cor, e de onde apenas podem sair uma hora por dia, não tendo nenhum contacto humano a não ser com os seus carcereiros.

Após um longo processo legal, que ainda está longe de ter terminado, o sistema judicial norte-americano acabou por reconhecer a ilegalidade de uma parte do julgamento de Mumia e comutou a pena de morte em prisão perpétua. Em Janeiro deste ano, Mumia foi finalmente transferido do Corredor da Morte para a população prisional comum, onde o sistema pretende agora que ele passe o resto da sua vida. Isto constituiu uma importante vitória para Mumia, que assim pode contactar com a família e os amigos e comunicar mais livremente com o exterior. Mas Mumia continua a lutar pela sua libertação, já que está totalmente inocente do crime de que é acusado.

Mumia é hoje um símbolo internacional da luta contra a injustiça e contra a pena de morte e o seu caso foi tomado como bandeira por activistas em todo o planeta. Para comemorar o dia de hoje, o 58º aniversário de Mumia, estão marcadas diversas iniciativas em vários países. Nos Estados Unidos foi convocada uma iniciativa Ocupar o Departamento de Justiça para a cidade de Washington DC. Além de exigir a libertação de Mumia e todos os presos políticos, esta iniciativa exige o fim do encarceramento em massa praticado nos EUA, o fim da prisão solitária, da tortura e da pena de morte racista e o fim da repressão dos imigrantes.

Só uma grande mobilização a nível mundial pode conseguir libertar Mumia e reparar muitas das graves injustiças que são diariamente cometidas contra os presos políticos, os imigrantes, os pobres e os injustiçados sociais em geral.

LIBERDADE PARA MUMIA ABU-JAMAL E TODOS OS PRESOS POLÍTICOS!

FIM DA PENA DE MORTE RACISTA, DA TORTURA E DO IMPRISIONAMENTO EM MASSA!

FIM DA REPRESSÃO DOS IMIGRANTES!

 

Logo CMA-J

24 de Abril de 2012

Colectivo Mumia Abu-Jamal

http://cma-j.blogspot.com

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.