Reportagem sobre a Guerra Popular no Nepal

Por Li Onesto

Série de artigos do jornal Revolutionary Worker/Obrero Revolucionario,
voz do Partido Comunista Revolucionário, EUA (revcom.us).

A 13 de Fevereiro de 1996, ataques armados coordenados envolvendo milhares de homens e mulheres iniciaram um novo e glorioso capítulo da história do Nepal.

Sob a direcção do Partido Comunista do Nepal (Maoista), as massas iniciaram uma nova Guerra Popular com o fim de acabar com o imperialismo, o feudalismo e o capitalismo burocrático. E ao longo de três anos a Revolução no Nepal tem continuado a espalhar-se, a lançar raízes e a obter êxitos.

Este é um acontecimento verdadeiramente importante e inspirador no mundo. Mas manteve-se uma história escondida para a maioria das pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo. E para aqueles de entre nós que têm acompanhado a Guerra Popular no Nepal, as notícias desta importante luta, ainda que preciosas, têm sido demasiado escassas.

Agora, o Revolutionary Worker/Obrero Revolucionario apresenta uma reportagem exclusiva. A nossa repórter Li Onesto regressou recentemente de uma estadia de vários meses no Nepal, onde percorreu o país com o exército popular, reunindo-se e falando com dirigentes do Partido, guerrilheiros, activistas das organizações de massas e camponeses – aqueles que fazem uma verdadeira Guerra Popular Maoista e que começam a exercer o novo poder popular.

1ª Parte: Encontro com o Exército Popular
RW/OR n.º 1014, 18 de Julho de 1999

2ª Parte: Aldeias de resistência
RW/OR n.º 1015, 25 de Julho de 1999

3ª Parte: O ataque a Bethan
RW/OR n.º 1016, 1 de Agosto de 1999

 

 

A série de artigos de Li Onesto “Dispatches: Report from the People's War in Nepal” [“Reportagem sobre a Guerra Popular no Nepal”] incluiu um total de 22 artigos , publicados no jornal Revolutionary Worker / Obrero Revolucionario entre 18 de Julho de 1999 e 13 de Fevereiro de 2000, os quais estão disponíveis em

inglês: revcom.us/s/dispatch-e.htm
castelhano: revcom.us/s/dispatch-s.htm


Estes artigos estão disponíveis em espanhol e em inglês na página do Revolutionary Worker/Obrero Revolucionario em: revcom.us
Correspondência: Box 3486, Merchandise Mart, Chicago, IL 60654, USA/EUA
Telefone: +1-773-227-4066 Fax: +1-773-227-4497 (De momento o RW/OR Online não comunica por correio electrónico.)