Todos com o Palco Oriental!

O Palco Orental no 1º de Maio de 2005
O Palco Orental no 1º de Maio de 2005

O Grupo de Teatro Palco Oriental está em luta pela manutenção do espaço que actualmente ocupa conjuntamente com outros grupos na Zona Oriental de Lisboa. Enfrenta o revanchismo da Igreja Católica num processo legal pela utilização do edifício da Calçada do Duque de Lafões, no bairro do Beato.

O edifício pertencia à Associação de Serviço Social (Centro Social do Beato), uma associação ligada ao Estado Novo que chegou a ser encabeçada por Marcelo Caetano. Essa Associação abandonou o espaço pouco depois do 25 de Abril. Nos tempos que se seguiram, as instalações foram ocupadas pela população do Beato, que a colocou ao seu serviço. Entre outras actividades, aí funcionou um Infantário Popular.

O espaço viria a ser ocupado e recuperado após alguns anos de abandono, por pessoas ligadas ao teatro, com a intenção de agitar culturalmente a muito votada ao desprezo Zona Oriental. Em 1989 foi fundada a Associação Palco Oriental, por grupos com um historial de 10 anos de teatro. Esta associação viria a tornar-se numa importante referência devido às suas actividades culturais em prol dessa zona outrora muito industrializada da cidade de Lisboa.

A 15 de Outubro de 1999, a Associação de Serviço Social doou o edifício à Igreja Paroquial do Beato, a título definitivo e sem qualquer contrapartida. Isso não passou de uma manobra para colocar todo o peso da Igreja Católica por trás de uma tentativa de desocupação de um espaço que fora por eles abandonado e por outros recuperado e tornado útil para a população, algo que o grande capital e os seus agentes ideológicos obscurantistas não podem perdoar, mesmo passados 30 anos.

O processo, movido pela Fábrica da Igreja Paroquial de S. Bartolomeu do Beato, exige a imediata desocupação do edifício e uma indemnização de 350 contos (1750 €) mensais desde a data da doação, por uso indevido e ilícito.

O processo está a decorrer e a próxima sessão foi entretanto adiada, provavelmente para o fim do mês de Maio. Para denunciar o processo e recolher apoio para a sua causa, o Palco Oriental vai realizar no próximo sábado, 7 de Maio, uma jornada de solidariedade, cujo programa aqui se divulga.

— TODOS COM O PALCO ORIENTAL!
— TODOS AO PALCO ORIENTAL!

3 de Maio de 2005


TEATRO / MÚSICA — Entrada Gratuita

7 de Maio de 2005

PROGRAMA

11h — “A torre da má hora” — Palco Oriental

15h — “As mil e uma noites” — Lolipop

17h — “A lenda das amendoeiras em flor” — Teatro Extremo

21h30 — Concerto Musical: Cemsons / Figuinhos da Mina / Valdez e as Piranhas Douradas / Desire

CONTACTOS:

Palco Oriental
Calçada do Duque de Lafões, 78
(perto dos Bombeiros e do Convento do Beato)
Tel.: 21.86.86.997
palcooriental.planetaclix.pt

 

Principais Tópicos