Convocatória da 3ª Brigada Internacional para a Construção de uma Estrada no Nepal
21 de Agosto de 2006. Serviço Noticioso Um Mundo a Ganhar.

O seguinte texto foi divulgado pelos organizadores da 3ª Brigada Internacional para a Construção de uma Estrada no Nepal.

Durante os últimos dez anos, a Guerra Popular tem arrebatado o Nepal. Mais de 80% do país está agora libertado pelas massas nepalesas.

No distrito de Rolpa, um empolgante projecto que o povo está a desenvolver é a Estrada dos Mártires – a primeira estrada de sempre adequada ao transporte motorizado a ser construída nessa parte do Nepal. Sob o slogan “O Nosso Esforço, O Nosso Desenvolvimento”, as massas, ao lado dos líderes maoistas locais, dos quadros do partido e dos soldados do Exército de Libertação, agarraram nas pás e nas picaretas para romperem com as cadeias da opressão feudal e imperialista, contando com as suas próprias forças e não esperando pelas migalhas das mesas da monarquia ou dos capitalistas. Esta é, com certeza, uma Estrada para o Futuro.

Essa zona do Nepal, como muitas outras, é horrivelmente subdesenvolvida. As distâncias entre as aldeias não são medidas em quilómetros mas no número de horas ou dias que se leva a caminhar entre elas. As viagens só podiam ser feitas a pé e através de precários e íngremes caminhos de montanha. O resultado era um atraso económico extremo e apavorantes dificuldades de acesso à saúde e à educação. A globalização e o mercado livre nada fizeram pelo desenvolvimento dessa região, tal como nada fez o governo monárquico de Katmandu apoiado pelo Ocidente. Porém, após alguns anos das políticas libertadoras do PCN(M), Rolpa tem visto uma transformação que é importante testemunhar directamente.

Em 2005, o Governo Republicano Popular Autónomo Magarat emitiu um apelo para que voluntários internacionais viessem trabalhar nessa estrada em solidariedade com o povo do Nepal e vissem as mudanças em primeira mão. Em Novembro de 2005, a 1ª Brigada para a Construção da Estrada passou duas semanas a trabalhar nessa estrada. Em Abril de 2006, a 2ª Brigada para a Construção da Estrada foi apanhada na extraordinária experiência do Movimento Popular das zonas urbanas do Nepal, antes de viajar até chegar à zona de Magarat e passar algum tempo na construção da estrada.

A 3ª Brigada para a Construção da Estrada viajará na primeira semana de Novembro de 2006 e passará três semanas no Nepal. Se alguém estiver interessado em se juntar a ela ou a qualquer brigada futura, ou estiver simplesmente interessado em obter mais informação, escreva por favor para: aroadtothefuture@yahoo.com. A documentação e as fotografias das anteriores Brigadas e informação para as futuras brigadas estão disponíveis em: www.aroadtothefuture.org.

Fonte (em inglês): Serviço Noticioso Um Mundo A Ganhar (SNUMAG), em aworldtowinns.co.uk ou no perfil facebook Awtw Nese