Recebemos o seguinte comunicado do CMA-J:

24 de Abril de 2004, 50º Aniversário de Mumia Abu-Jamal

Há 22 anos em prisão solitária!
A sua vida corre perigo!

Mumia Abu-Jamal é um jornalista negro norte-americano que está no corredor da morte apenas pelo crime de denunciar as injustiças da sociedade norte-americana. Mumia faz hoje 50 anos de idade, 22 dos quais passados em prisão solitária, sob ameaça constante de morte (a sua execução já foi marcada duas vezes). Mumia é o preso político mais famoso dos EUA e tem sido um exemplo seguido em todo o mundo pela sua coragem e pelo facto de nunca se ter vergado em condições muito difíceis.

A sua pena de morte está suspensa depois de um juiz ter decidido que os procedimentos do seu julgamento tinham sido ilegais. No entanto, o veredicto foi mantido. Mumia tem vindo a recorrer para que novas provas sejam tidas em consideração, mas todas têm sido constantemente ignoradas pelas autoridades judiciais. O próprio autor da morte de que Mumia é acusado já confessou e explicou a sua autoria, testemunhas provam que o juiz que o condenou era racista e estava decidido a “ajudar a fritar o preto”. Com as novas leis antiterroristas aprovadas por Bush, um cidadão pode vir a ser executado, mesmo que haja novas provas que o ilibem, desde que o julgamento tenha sido “justo”.

Neste momento, está em apreciação um novo recurso apresentado pelo Estado da Pensilvânia contra a revogação da sua pena de morte. Uma decisão pode ser tomada muito em breve, e, nesse caso, uma nova data de execução será marcada imediatamente. A vida de Mumia corre um grande perigo imediato.

Apenas um grande movimento de massas a nível mundial, igual ao que evitou a sua execução das outras duas vezes, pode impedir que Mumia seja assassinado pelas autoridades norte-americanas. A hora é de mobilização e de não baixar os braços. Há que denunciar este crime e expor o sistema legal norte-americano e os seus cúmplices a nível mundial !

MUMIA NÃO PODE MORRER !

UMA VIDA INOCENTE ESTÁ EM PERIGO !

LUTEMOS POR UM NOVO JULGAMENTO !

24 de Abril de 2004

Colectivo de Solidariedade
com Mumia Abu-Jamal
cmaj@mail.pt