Maoistas Filipinos Atacam o Exército
7 de Julho de 2003. Serviço Noticioso Um Mundo A Ganhar.

A coberto da escuridão e da forte chuva, os rebeldes de Novo Exército Popular (NPA) levaram a cabo, duas horas antes do amanhecer do dia 26 de Junho, um espectacular ataque a um acampamento do exército governamental, em Samar, uma ilha no centro das Filipinas. Foram mortos dezasseis soldados e dois outros ficaram feridos. Alguns dias antes, numa cidade vizinha, o NPA tinha cercado a sede da polícia, durante a missa de Domingo, e ferido o chefe da polícia, enquanto confiscavam armas nos alojamentos dos polícias.

De acordo com o Manila Times, num período de duas semanas, foram mortos 25 milicianos governamentais e muitos outros ficaram feridos em ataques do NPA no Vale de Compostela, no Samar oriental e no Agusan do Norte.

A 2 de Julho, a Presidente Arroyo pediu um novo plano militar para transferir tropas para áreas controladas pelo NPA, e para contrariar uma suposta aliança táctica entre o NPA e a Frente Moro de Libertação Islâmica (MILF). Um oficial das forças armadas declarou que o NPA e o MILF vêem o exército como o seu inimigo comum e adoptaram uma estratégia conjunta.

O porta-voz do NPA, Gregorio "Ka [camarada] Roger" Rosal advertiu que mais ataques seriam lançados a nível nacional contra unidades militares. Afirmou que "o movimento revolucionário não seria perturbado pelos contra-ataques do exército".

O Novo Exército Popular é dirigido pelo Partido Comunista das Filipinas, fundado em 1968, sob influência da China de Mao Tsétung. Leva a cabo uma guerra revolucionária há mais de três décadas. O Novo Exército Popular e outras forças das minorias nacionais, como o MILF, controlam partes do sul das Filipinas. Os EUA têm actualmente tropas de combate, bem como "conselheiros", nas Filipinas, fazendo parte "guerra ao terrorismo" de Bush. Planos para enviar um total de 3000 soldados norte-americanos tiveram uma forte oposição por parte de um largo espectro da sociedade filipina.

Fonte (em inglês): Serviço Noticioso Um Mundo A Ganhar (SNUMAG), em aworldtowinns.co.uk ou no perfil facebook Awtw Nese