Recebemos do CMA-J as seguintes notícias:

Rua em Paris recebe o nome
de Mumia Abu-Jamal

Mumia Abu-Jamal, o mais conhecido preso político do mundo que há 25 anos se encontra no corredor da morte por um crime que não cometeu, foi nomeado em 2003 cidadão honorário de Paris pela respectiva Câmara Municipal. A 29 de Abril passará a ser também cidadão honorário de Saint Denis, um subúrbio de Paris.

Nesse dia, a Câmara Municipal de Saint Denis atribuirá o nome de Mumia à principal rua que irá dar ao Estádio Nelson Mandela, o maior estádio desportivo da Europa. A recém-construída "rue Mumia Abu-Jamal" localiza-se no bairro Cristino Garcia, entre duas ruas dedicadas a dois outros resistentes: a Rua Rol-Tanguy – o líder regional da Resistência francesa durante II Guerra Mundial – e a Rua Maria Leonor Rubiano – uma resistente espanhola. A Vice-Presidente da Câmara de Saint Denis, encabeçou recentemente uma delegação a Filadélfia que a 11 de Fevereiro foi recebida por Pam Africa e por centenas de apoiantes de Mumia.

JOVENS CABO-VERDIANOS HOMENAGEIAM MUMIA ABU-JAMAL

Também envolvidas no evento estão duas associações locais, a L. Xear e a Plain'Art, constituídas por jovens artistas, muitos deles imigrantes, em particular de Cabo Verde. que têm um enorme atelier no bairro Cristino Garcia onde será inaugurada a rua. Um vídeo sobre Mumia foi produzido, tendo contribuído em particular dois jovens, o Chico e o Manuel, que criaram as letras e a música, respectivamente. Chico explicou que Mumia representa a voz dos jovens imigrantes, marginalizados e sem voz.

SITUAÇÃO LEGAL DO CASO DE MUMIA

Contamos em breve divulgar uma actualização sobre a situação legal de Mumia. Por agora diremos apenas que a 17 de Março, o procurador distrital do Ministério Público entregou no 3º Tribunal de Recurso um pedido de re-atribuição da pena de morte a Mumia Abu-Jamal, que entretanto tinha sido suspensa. Esta é uma alarmante iniciativa da parte dos que querem assassinar Mumia sem esperar pelos recursos actualmente a ser discutidos pelos tribunais.

ANIVERSÁRIO DE MUMIA

A 24 de Abril, Mumia Abu-Jamal faz 52 anos, 25 dos quais passados no corredor da morte. Para marcar esse dia, terão lugar várias iniciativas de apoio a Mumia. A principal terá lugar a 21 de Abril em Filadélfia e será aproveitada para repudiar a iniciativa do procurador distrital. Aí será também saudada a delegação francesa encabeçada pela Vice-Presidente da Câmara de Saint Denis, que visita os EUA e se irá reunir com o Presidente da Câmara de Filadélfia, John Street, e visitar Mumia. Será também saudada a delegação norte-americana que irá a Paris assistir à inauguração da Rua Mumia Abu- Jamal a 29 de Abril.

Nesse evento, falarão ainda Harold Wilson, um preso que saiu recentemente do corredor da morte, e duas importantes testemunhas: Veronica Jones – que em 1995 afirmou que ter mentido contra Mumia no julgamento original devido à intimidação policial – e Terri Maurer Carter – que ouviu o Juiz Albert Sabo dizer "Sim, eu vou ajudar a fritar esse preto".

FILME ITALIANO SOBRE MUMIA

Um realizador italiano está neste momento a preparar um novo filme sobre o caso de Mumia Abu-Jamal.

18 de Abril de 2006

O Colectivo Mumia Abu-Jamal
cmaj@mail.pt