Maoistas do Afeganistão unem-se num só partido
17 de Maio de 2004. Serviço Noticioso Um Mundo A Ganhar.

Recebemos a seguinte Resolução do Congresso de Unidade do Movimento Comunista (MLM) do Afeganistão.

Temos a honra e o orgulho de anunciar que o movimento comunista (marxista-leninista-maoista) do Afeganistão se unificou no Partido Comunista do Afeganistão (Maoista). Esta importante vitória é o resultado do processo de unificação do movimento MLM do Afeganistão que culminou na realização vitoriosa do Congresso do Partido.

Para responder de um modo adequado e com princípios às necessidades da luta comunista e nacional-democrática – rumo à vitória da revolução de nova democracia, do socialismo e do comunismo a nível mundial – é crucial unificar os marxistas-leninistas-maoistas com base numa linha comunista com princípios. Esta tarefa essencial ficou iminente depois de os EUA terem lançado uma campanha global de agressão a seguir ao 11 de Setembro, dirigida especificamente contra o Afeganistão. O movimento comunista do Afeganistão respondeu ao desafio. Logo após a agressão norte-americana e dos seus aliados contra o Afeganistão, os maoistas do Afeganistão começaram a unificar o movimento comunista do Afeganistão num só partido.

Este processo, apesar dos recuos e avanços, das voltas e reviravoltas, concluiu-se com êxito. A luta política e ideológica desencadeada em torno das propostas de programa e de estatutos do partido mostrou ser uma luta política e ideológica sem precedentes, sem igual na história do movimento comunista do país. Desde o início que o processo foi marcado por uma importante componente internacional e continuou a desenvolver e a fortalecer as suas características proletárias.

O processo de unificação do movimento comunista (MLM) do Afeganistão beneficiou da orientação do Comité do MRI. Um excelente exemplo foi o apelo do MRI para uma Conferência Regional Conjunta dos Partidos e Organizações MLM do Irão e do Afeganistão. A Conferência, para além dos progressos no processo de unificação do movimento comunista do Afeganistão, representou um importante salto qualitativo no fortalecimento da unidade do movimento MLM na região.

O Partido Comunista do Irão (MLM) demonstrou um espírito internacionalista de camaradagem e contribuiu qualitativamente ao longo do processo de unificação do movimento MLM do Afeganistão. O nosso Congresso aprecia grandemente essa contribuição e esperamos que a nossa luta comum na região fortaleça ainda mais as nossas relações no futuro.

As bases comuns que foram estabelecidas durante o processo de luta fizeram avançar ainda mais o movimento comunista do Afeganistão. Um dos aspectos importantes da unificação foram as resoluções conjuntas emitidas pelas organizações que participaram no processo de unidade.

O Congresso de Unidade do Movimento Comunista (MLM) do Afeganistão, como passo final do processo de unificação do movimento MLM num só partido, ou seja, do Partido Comunista do Afeganistão (Maoista), foi realizado pelo Partido Comunista do Afeganistão, pela Organização de Luta pela Libertação do Afeganistão e pela União Revolucionária dos Trabalhadores do Afeganistão.

O Congresso começou por cantar “A Internacional”. Os participantes empenharam-se numa luta activa que culminou num Congresso vitorioso. Adoptando o Programa e os Estatutos do Partido, bem como elegendo os membros da sua direcção, demonstraram um grande espírito internacionalista. O relatório ao Congresso foi recebido e discutido entusiasticamente pelo Congresso. As discussões das diferentes secções das propostas de Programa do Partido foram marcadas por um excelente espírito de luta e unidade. O Programa e os Estatutos foram ambos aprovados por unanimidade. A eleição da direcção manifestou um elevado espírito proletário da parte de todos os camaradas participantes.

Outro ponto alto do Congresso foi uma mensagem do Comité do MRI ao congresso que foi recebida com grande estima e entusiasmo. Em resposta, o principal orador do Congresso agradeceu a mensagem e o Congresso decidiu enviar uma mensagem de camaradagem ao Comité do MRI.

A mensagem do Partido Comunista do Irão (Marxista-Leninista-Maoista) ao Congresso demonstrou o seu espírito internacionalista bem como o seu elevado interesse na unidade do movimento maoista do Afeganistão num só partido comunista. O Congresso responderia à mensagem mostrando o seu grande apreço pelo empenho e a camaradagem do Partido Comunista do Irão (Marxista-Leninista-Maoista).

Durante o processo de unidade, o movimento comunista (MLM) do Afeganistão foi inspirado pelos avanços do Partido Comunista do Nepal (Maoista) na via da guerra popular. Durante a realização do Congresso soubemos que a Guerra Popular no Nepal fez novos avanços e isso exaltou o entusiasmo do nosso Congresso. O Congresso saúda o Partido Comunista do Nepal (Maoista) e enviará uma mensagem a esse partido.

O papel de luta internacionalista do Partido Comunista Revolucionário dos EUA na preparação da revolução nos EUA, bem como na oposição à guerra de agressão conduzida pelo imperialismo norte-americano no Afeganistão, é crucial para o movimento comunista internacional e para o movimento de resistência popular mundial. Actualmente, com o Afeganistão ocupado directamente pelos EUA e seus aliados, a unidade entre as lutas dos nossos dois povos é uma importante tarefa. Saudamos o Partido Comunista Revolucionário dos EUA e esperamos que a sua luta continue a ter êxito.

O Congresso de Unidade do Movimento Comunista (MLM) do Afeganistão saúda o Partido Comunista do Peru, o Centro Comunista Maoista da Índia, o Partido Comunista Maoista da Turquia e todos os outros partidos e organizações participantes no Movimento Revolucionário Internacionalista (MRI) e todos os maoistas do mundo que estão envolvidos em lutas revolucionárias contra o imperialismo e a reacção e deseja crescente sucesso na sua luta revolucionária contra o inimigo de classe.

Declaramos que o nosso Congresso concluiu com sucesso o processo de unificação do movimento maoista do Afeganistão num só Partido Comunista do Afeganistão (Maoista). O Congresso de Unidade confia que se complete rapidamente a integração organizativa das diferentes forças participantes no Congresso na base dos princípios e do Programa e Estatutos do Partido a todos os níveis e que os camaradas possam desenvolver as suas tarefas revolucionárias de um modo unificado. O processo do Congresso e a sua vitoriosa conclusão com um só partido comunista, o Partido Comunista do Afeganistão (Maoista), representa um importante passo qualitativo em direcção a maiores avanços dos maoistas do Afeganistão na preparação, início e desenvolvimento da guerra nacional revolucionária e popular de resistência no Afeganistão contra os invasores imperialistas e os traidores nacionais, como forma de concretização actual da guerra popular no Afeganistão. Este caminho deve ser percorrido numa base correcta e o mais cedo possível para que a bandeira do proletariado seja içada na prática nos campos de batalha da guerra nacional de resistência.

A unificação dos maoistas do Afeganistão no Partido Comunista do Afeganistão (Maoista) constitui uma vitória do Movimento Revolucionário Internacionalista. O nosso Congresso espera que esta vitória represente um papel positivo ao serviço da luta global do MRI.

O Partido Comunista do Afeganistão (Maoista) é o resultado directo da vitoriosa conclusão do processo de unidade do movimento maoista no Afeganistão. A bandeira do Partido é a bandeira de todos os maoistas do Afeganistão. O Partido Comunista do Afeganistão (Maoista) convida todos os maoistas do país a integrarem o Partido para poderem levar a cabo a sua tarefa nacional-democrática com base em princípios proletários.

O Congresso concluiu cantando “A Internacional”.

Viva o Congresso de Unidade do Movimento Comunista (MLM) do Afeganistão!

Viva o Partido Comunista do Afeganistão (Maoista)!

Viva o Movimento Revolucionário Internacionalista!

Abaixo os invasores imperialistas dos EUA e os seus aliados!

Avançar no desenvolvimento da guerra nacional revolucionária de resistência!


O Congresso de Unidade do Movimento Comunista (MLM) do Afeganistão

1º de Maio de 2004

Fonte (em inglês): Serviço Noticioso Um Mundo A Ganhar (SNUMAG), em aworldtowinns.co.uk ou no perfil facebook Awtw Nese