Itália: Os polícias criminosos das manifestações de Génova preparam-se para o G8 de 2009
15 de Dezembro de 2008. Serviço Noticioso Um Mundo A Ganhar.

Os oficiais superiores que lideraram a agressão policial contra os manifestantes antiglobalização na reunião de 2001 do G8 em Génova foram nomeados responsáveis pela segurança da reunião de 2009 do G8, que terá lugar em La Maddelena, Itália.

Franco Gratteri, segundo lugar do comando da polícia nessa altura, foi um dos oficiais recentemente absolvidos por terem dirigido os selvagens espancamentos a manifestantes que já estavam na cama para passarem a noite, na escola Diaz em 2001 (ver o SNUMAG de 17 de Novembro de 2008). Irrompendo por todos os quatro pisos, os polícias com máscaras estavam decididos a espancar todas e cada uma das pessoas que encontravam. Todas as 93 pessoas que prenderam ficaram feridas, 61 delas seriamente, 26 suficientemente mal para terem sido hospitalizadas. Três ficaram em estado de coma. Num incidente separado, um outro manifestante, Carlo Guiliani, foi atingido a tiro pela polícia, a qual depois conduziu repetidas vezes um veículo sobre o seu corpo.

Desde então, um dos autores desses crimes tornou-se líder dos serviços secretos de Itália e um outro chefe da polícia antiterrorista. Agora, Gratteri foi nomeado para liderar a segurança da reunião de Julho de 2009 das principais potências imperialistas do mundo. O evento está previsto vir a ter lugar num local ainda mais isolado que noutros anos. Desde Génova, todas essas cimeiras globais têm tido lugar em locais cuja característica comum é a facilidade com que eles podem ser isolados do mundo. La Maddelena é a maior ilha de um arquipélago com o mesmo nome entre a Sardenha e a Córsega. A Sardenha é, há muito tempo, um dos lugares mais militarizados de Itália. O arquipélago foi até recentemente a localização de uma base de submarinos nucleares norte-americanos. A ilha de San Stefano é uma base da NATO. Apesar disso, forças antiglobalização e outras pessoas já estão a apelar para que se delineiem planos para os protestos.

Fonte (em inglês): Serviço Noticioso Um Mundo A Ganhar (SNUMAG), em aworldtowinns.co.uk ou no perfil facebook Awtw Nese