Do Serviço Noticioso Um Mundo A Ganhar (SNUMAG) de 29 de Março de 2010, aworldtowinns.co.uk

Recebemos a triste notícia de que, após ter resistido durante vários anos a sérios problemas de saúde, o camarada Yousef Momand, um revolucionário veterano do Afeganistão, morreu em Frankfurt, Alemanha, de ataque cardíaco. O texto que se segue é um excerto de um comunicado emitido a 11 de Março pelo Partido Comunista (Maoista) do Afeganistão.

À memória do camarada Issa (Yousef Momand)

O camarada Yousef Momand, secretário do Comité de Apoiantes na Europa do Partido Comunista (Maoista) do Afeganistão, faleceu. O gentil e sincero camarada já não está entre nós mas a sua memória permanecerá viva e continuará connosco.

O camarada Yousef estava muito doente com diabetes e problemas cardíacos daí derivados. Mas, mesmo após várias operações, não abandonou as suas responsabilidades e tarefas e, apesar de muitas pressões, manteve-se na trincheira das ideias e da luta revolucionária até aos seus últimos momentos.

O camarada Yousef começou a sua actividade política quando era estudante na Universidade de Cabul, onde se tornou num dos activistas associados ao Shola Javid. (O Shola Javid – Chama Eterna – era o muito popular jornal do Movimento da Juventude Progressista dos anos 60, liderado pelos maoistas, que treinou toda uma geração de maoistas no Afeganistão. Muitos veteranos maoistas iniciaram o seu envolvimento na política com esse movimento.)

Depois do golpe de estado do partido revisionista pró-soviético em 1975, a vida do camarada Yousef, bem como a de muitos outros activistas do Shola Javid, ficou em perigo e ele acabou por ter que sair do país. Apesar disso, manteve-se na luta revolucionária e juntou-se a uma organização chamada Luta pela Salvação do Afeganistão [um dos grupos que se uniram para formar o Partido Comunista (Maoista) do Afeganistão]. Participou em actividades democráticas revolucionárias na Europa, primeiro na União de Estudantes e Afegãos no Estrangeiro e depois na Organização Democrática Nacional de Refugiados Afegãos e também na Frente Unida contra o Imperialismo e a Reacção, na qual, juntamente com outros camaradas seus, desempenhou um importante papel.

Após o início do processo de unificação do movimento comunista (MLM) do Afeganistão, o camarada Yousef foi um dos primeiros a apoiar esse processo. Pouco tempo após o Congresso de Unidade do Movimento Comunista (MLM) (no Afeganistão), ele assumiu a responsabilidade de servir como secretário do Comité de Apoiantes na Europa do Partido Comunista (Maoista) do Afeganistão e manteve esse lugar até ao fim.

Estamos decididos a transformar o sofrimento e a tristeza pela perda do veterano e experiente camarada Yousef Momand numa força de luta e em manter viva a sua memória enquanto revolucionário maoista que se manteve empenhado na revolução e na linha do Partido até aos últimos momentos da sua vida.