Reproduzimos aqui um comunicado do Gabinete de Informação do Movimento Revolucionário Internacionalista (MRI), numa tradução da nossa responsabilidade, a partir das versões em inglês e espanhol do jornal Revolutionary Worker/Obrero Revolucionário, voz do Partido Comunista Revolucionário, EUA (revcom.us):

A Guerra Popular no Nepal entrou numa nova fase

A Guerra Popular no Nepal entrou numa nova fase onde enfrenta o mais sério e concentrado ataque efectuado até agora pelas classes reaccionárias. Após o colapso das negociações entre o Partido Comunista do Nepal (Maoista) e o Governo Real do Nepal no fim de Novembro, o primeiro-ministro Deuba revelou a natureza reaccionária do seu governo ao ordenar ao Exército Real do Nepal que atacasse as forças armadas sob a direcção do PCN(M). Ao mesmo tempo, também foram introduzidas medidas draconianas contra os direitos do povo do Nepal e de toda a oposição política.

Sob a direcção do Presidente Prachanda, o PCN(M) tem conduzido as massas do país a enfrentar os novos desafios da revolução. As forças sob a liderança do PCN(M), agora organizadas a um nível mais elevado e determinado com o nome de Exército Popular de Libertação, responderam com duros golpes contra o exército inimigo.

Por todo o país, a consolidação do poder político popular conseguiu novas vitórias e foi anunciada ao país e ao mundo uma direcção nacional intitulada Conselho Popular Revolucionário Unido, presidido pelo Camarada Baburam Bhattarai.

O inimigo foi duramente atingido e tem golpeado em todas as direcções na esperança de recuperar as suas posições perdidas. Houve numerosos incidentes de massacre de civis inocentes. Várias potências imperialistas e reaccionárias foram céleres a oferecer a sua ajuda política e militar à classe reaccionária dominante, temendo o poderoso exemplo que a revolução no Nepal está a fornecer à região da Ásia Meridional e ao mundo, numa altura em que foi proclamada pelo mundo inteiro uma cruzada contra o "terrorismo" destinada a manter o sistema imperialista.

Neste importante momento de encruzilhada da Guerra Popular no Nepal, é importante que o Movimento Revolucionário Internacionalista e os seus partidos e organizações reiterem o seu total apoio à luta que os nossos camaradas no Nepal estão a empreender, e a nossa confiança na sua vitória final.

Glória à Guerra Popular no Nepal!
Abaixo a Monarquia Reaccionária do Nepal!
Em frente por uma República de Nova Democracia!

Gabinete de Informação do Movimento Revolucionário Internacionalista
31 de Dezembro de 2001