ESTUDANTE ASSASSINADO PELA PIDE

JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO SANTOS

Na tarde 12 de Outubro de 1972, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, um agente da polícia política (P.I.D.E.) assassinou um estudante da Faculdade de Direito JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO SANTOS.

Antes, numa reunião democrática de estudantes, fora um outro agente da P.I.D.E. desmascarado, identificado pelos presentes; entretanto, tendo este podido contactar com a sede da P.I.D.E. através de um telefonema que lhe foi proporcionado pelo secretário do Instituto, apareceram na escola mais dois esbirros; um deles respondeu ao justo ataque de alguns estudantes puxando da pistola e disparando em todas as direcções, fugindo os pides depois de assassinarem o estudante JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO SANTOS e de ferirem José Lamego, também estudante de Direito que acorreu em defesa do seu camarada.

PORQUE É QUE JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO SANTOS FOI ASSASSINADO?

RIBEIRO SANTOS era, como tantos outros estudantes de vanguarda, um intrépido lutador da causa do Povo Português.

Pôs-se sempre à frente das lutas estudantis consequentes, do seu movimento democrático contra a burguesia monopolista e colonialista. Nunca virou a cara à repressão, nunca recuou; combateu à frente das massas e à frente delas tombou. A morte de RIBEIRO SANTOS é um facto muito importante da luta do proletariado e mais camadas populares contra a burguesia exploradora e o seu estado fascista.

A morte do nosso camarada é um facto triste que enluta todos os estudantes progressistas, todos os filhos do Povo. Mas alegra saber que RIBEIRO SANTOS caiu como viveu – à frente das massas estudantis combatendo heroicamente contra a repressão. RIBEIRO SANTOS morreu pelo Povo na primeira linha de combate; que outra morte pode ter mais nobre significado?

O Povo Português não se intimida face às ameaças e provocações da repressão, nem perante os seus mais odiosos crimes com cada vez maior determinação, com cada vez mais raiva, com cada vez mais heroísmo o povo continuará o seu combate de morte pela sua emancipação contra o inimigo capitalista e colonialista!

O Povo avançará sempre até a vitória final, O POVO VENCERÁ!!!

Nós, estudantes, sabemos que há muito tempo o governo mente através da sua TV, da Rádio, dos jornais censurados pelo fascismo. Este comunicado vem esclarecer o Povo sobre como caiu RIBEIRO SANTOS. O Povo não o esquecerá, nem à sua luta e, por isso mesmo, os estudantes convocam a população para o funeral de JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO SANTOS.

Os estudantes de Lisboa reunidos após a morte do nosso camarada