Uma nova Página Vermelha

Já desde há algum tempo que alimentávamos o desejo de mudar o visual da Página Vermelha e a sua forma de interação com os nossos leitores. Esse desejo derivava de um visual que foi criado há já quase 15 anos mas também de uma necessidade de usar novas ferramentas entretanto mais disponíveis, nomeadamente a organização estruturada dos conteúdos em bases de dados que facilitassem a sua gestão.

Esse desejo tem sido reforçado pelas novas formas de interação dos leitores que exigiam rápidas mudanças. Em primeiro lugar o grande aumento dos acesso à página através de dispositivos móveis (telemóveis/celulares, tablets, etc.), a cujos ecrãs a Página Vermelha não estava adaptada, o que resultava em visualizações muito pouco atraentes. Em segundo lugar, a procura de novas funcionalidades, tais como fazer pesquisas de conteúdos, fazer directamente a impressão ou o envio por email dos artigos, ou a partilha direta nas redes sociais com um único clique.

Tudo isto acabou por ter um impulso dramático com as recentes alterações nos algoritmos dos motores de busca, que passaram a bloquear e ignorar, ou pelo menos a relegar para segundo plano as páginas web não adaptadas aos dispositivos móveis. Isto resultou nas últimas semanas numa dramática redução dos acessos à Página Vermelha.

Num momento em que celebramos os 15 anos de existência (o domínio paginavermelha.org foi registado a 19 de julho de 2001 e a página ficou disponível a 25 de setembro de 2001), é-nos agora possível apresentar uma Página Vermelha renovada, com um novo visual e novas funcionalidades. Ainda se encontra limitada, nomeadamente nos menus e nalgumas funcionalidades, mas cremos que está substancialmente melhorada.

Por enquanto apenas estão disponíveis os artigos publicados em 2016 e algumas galerias de imagens mais antigas, mas a transposição de todos os artigos irá sendo feita gradualmente. Apesar disso, a página antiga irá continuar disponível em paginavermelha.org/antigo.htm.

18 de Agosto de 2016

O Comité de Redação da Página Vermelha